Os resultados dos pedidos de reaplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 são divulgados nesta segunda-feira (15) na Página do Participante.
Candidatos que tiveram diagnóstico de Covid-19 ou aqueles que foram prejudicados por problemas logísticos, como salas lotadas, na aplicação de 17 e 24 de janeiro (prova impressa), e de 31 de janeiro e 7 de fevereiro (prova digital), tiveram direito a pedir uma nova aplicação.
Segundo o Inep, os pedidos seriam analisados caso a caso. Os resultados das análises poderão ser conferidos individualmente mediante login e senha.
O Inep não informou o horário em que a informação estaria disponível no sistema. A previsão inicial do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo Enem, era de que os pedidos do exame impresso fossem divulgados na sexta (12) e do Enem digital, nesta segunda.
Mas candidatos que tiveram problemas para fazer a prova impressa relatam que, desde sexta, não encontravam a informação no sistema. Questionado pelo G1, o Inep informou que “até segunda-feira a totalidade dos pedidos vão estar disponíveis na página do participante. Todos vão ter retorno.”
Às 10h desta segunda, o Inep divulgou em suas redes sociais que os resultados já estavam disponíveis. Pouco mais de uma hora depois, apagou a informação do Twitter, Facebook e Instagram. Por volta das 16h, candidatos passaram a relatar que tiveram acesso ao resultado da análise do pedido.
O G1 perguntou ao Inep se houve algum problema na divulgação dos dados, mas não recebeu resposta.
A reaplicação está prevista em edital e ocorre em todas as edições. Para o Enem 2020, ela será em 23 e 24 de fevereiro.
A prova é feita na mesma data do Enem para pessoas privadas de liberdade, o Enem PPL, e tem o mesmo nível de dificuldade do Enem regular, mas com questões diferentes.
A reaplicação será no formato impresso para todos os participantes que foram autorizados a refazer a prova, mesmo aqueles inscritos no Enem digital.