Foi publicado nesta sexta (7) no “Diário Oficial da União” o edital da primeira etapa da edição 2021 do Revalida, exame que torna válido no Brasil os diplomas de medicina obtido em universidades estrangeiras. A inscrição deverá ser feita no endereço revalida.inep.gov.br/revalida/inscricao conforme o cronograma abaixo.
Confira as principais datas da primeira etapa:
A 1ª Etapa do Revalida será aplicada nas seguintes capitais:
Os horários* das provas são:
Manhã (escrita objetiva)
Tarde (escrita discursiva)
*hora de Brasília
Para a segunda etapa do Revalida, em que haverá prova de habilidades clínicas, será publicado um edital específico. O participante precisa ter sido aprovado na primeira etapa.
O edital da primeira etapa informa que “considerando a emergência em saúde pública em decorrência da infecção humana pelo novo coronavírus (Covid-19), haverá procedimentos específicos para aplicação desta edição do Revalida”.
Será obrigatório o uso de máscaras exceto em situações específicas. O desrespeito ao protocolo leva à eliminação do candidato.
O Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) se divide em duas etapas: uma teórica e outra prática.
A prova teórica, por sua vez, é dividida em duas partes aplicadas no mesmo dia. Pela manhã, devem ser resolvidos 100 itens objetivos. Na parte da tarde, os participantes precisam responder 5 questões discursivas.
A segunda parte é uma avaliação prática, baseada em 10 entrevistas (anamneses) para diagnóstico inicial de doenças em atores que se passam por pacientes.
Qualquer brasileiro(a) ou estrangeiro(a) que esteja em situação legal de residência no Brasil poderá fazer a prova. Para se candidatar, é preciso: