MEC inclui Ebserh na comissão de residência médica no Brasil
Notícias
Gabrielle Boeze 19 de abril de 2024

O Ministério da Educação (MEC) incluiu a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) na Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) nesta quinta-feira, 18 de abril. A CNRM regula, supervisiona e avalia os programas de residência médica e as instituições que os ofertam.

Segundo Arthur Chioro, presidente da Ebserh, a participação na CNRM fortalece o papel dos hospitais universitários na assistência, ensino e pesquisa, além de apoiar a formação de médicos especialistas necessários para o Brasil e o SUS.

A CNRM deve avaliar a necessidade de médicos especialistas com base nas características demográficas, sociais e epidemiológicas da população, em alinhamento com as diretrizes do SUS.

A diretora de Ensino, Pesquisa e Inovação, Cristiane Melo, ressaltou que a participação da Ebserh na CNRM reconhece o papel da empresa na formação e especialização profissional na área da saúde.

A diretora de Atenção à Saúde da Rede Ebserh, Lumena Furtado, destacou que a participação na CNRM permitirá alinhar a formação médica com as necessidades do SUS.

A Ebserh é vinculada ao MEC e administra 41 hospitais universitários federais, apoiando suas atividades com gestão de excelência e auxiliando na formação de profissionais de saúde, pesquisa e inovação.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Ebserh