
Está aberto o período para preencher o Questionário do Estudante do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2025. Disponível no Sistema Enade, o formulário deve ser respondido até o dia 24 de novembro.
O preenchimento do Questionário do Estudante é uma etapa obrigatória do exame. Além de ser requisito para acesso ao Cartão de Confirmação de Inscrição — que informa o local de prova —, o documento reúne informações importantes sobre o perfil socioeconômico dos estudantes e suas percepções sobre o curso e a instituição de ensino.
Cursos – Os estudantes concluintes inscritos no Enade e matriculados em mais de um curso de graduação — como bacharelado e tecnológico — devem indicar a área de avaliação na qual desejam realizar o exame. O prazo para essa escolha vai até 25 de julho. Até essa mesma data, também é possível solicitar atendimento especializado e o uso do nome social.
Bacharelado e tecnologia – O Enade é componente curricular obrigatório que avalia o desempenho dos concluintes em conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas ao longo da formação.
Na categoria bacharelado, serão avaliados os cursos de: administração, ciências contábeis, ciências econômicas, design, direito, jornalismo, psicologia, publicidade e propaganda, e relações internacionais.
Já para os cursos superiores de tecnologia, o exame abrangerá as áreas de design gráfico, gestão comercial, gestão de recursos humanos, gestão financeira, gestão pública, logística, marketing e processos gerenciais.
Enade – Realizado anualmente pelo Inep, o Enade é um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O exame avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, bem como o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.
A inscrição é obrigatória para todos os estudantes de cursos de licenciatura, bacharelado e superiores de tecnologia habilitados à avaliação teórica ou à avaliação prática, vinculados às áreas avaliadas.