
O Ministério da Educação decidiu prorrogar o período de inscrições para o Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed). Inicialmente, o prazo terminaria nesta sexta-feira (18). As inscrições para o Exame Nacional de Residência (Enare) também foram prorrogadas (entenda mais abaixo).
O Enamed vai ser aplicado pela primeira vez em 19 de outubro. O resultado vai servir para avaliar a qualidade de cursos de formação médica e selecionar profissionais para a residência.
As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo Sistema Enamed (enamed.inep.gov.br/enamed/).
A participação é obrigatória para estudantes concluintes dos cursos de Medicina inscritos no Enade, e é opcional para demais profissionais interessados em programas do Enare, de residência médica.
O Enamed (Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica) é uma prova anual aplicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para avaliar a formação médica no Brasil.
Ele tem como objetivos principais:
É obrigatória a participação para todos os estudantes concluintes dos cursos de Medicina, inscritos pelas instituições no Enade. A participação é componente curricular obrigatório estabelecido por lei.
Outros interessados também poderão se inscrever no Enamed, exclusivamente para fins de ingresso em programas de residência médica (Enare), desde que atendam aos requisitos previstos em edital do Inep.
Estudantes concluintes que desejarem usar os resultados do Enamed para o Exame Nacional de Residência (Enare) devem confirmar essa opção no Sistema Enamed.
Além disso, médicos já formados que quiserem participar da seleção para redidência precisam realizar a inscrição no Enare no site enare.ebserh.gov.br. O prazo desta etapa também foi prorrogada até 30 de julho. A inscrição está sujeita a pagamento de taxa (entenda mais abaixo).
O resultado poderá ser usado apenas em especialidades de acesso direto e por até três anos após a realização do exame.
A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) é responsável pelas regras e pela seleção dos programas de residência.
Já o Inep é responsável pela aplicação do Enamed, mas não se responsabiliza por etapas posteriores do Enare.
Concluintes de Medicina inscritos no Enade via Enamed que não pretendem usar a nota no Enare estão isentos de taxa.
O período de pedidos de isenção dos demais candidatos terminou em 9 de julho. O benefício foi concedido a quem se encaixava em critérios definidos no edital publicado pela Ebserh e enviou a documentação comprobatória dentro do prazo.
Os participantes que não tiveram direito à isenção estão sujeitos a uma taxa de $ 330 que deve ser paga via boleto bancário até 22 de julho.
A prova é baseada nas Diretrizes Curriculares Nacionais, normas da profissão médica e legislação vigente. A matriz de referência, que detalha o conteúdo, habilidades e conhecimentos cobrados no exame, ainda vai ser publicado pelo Inep no Diário Oficial da União.
Abrange conteúdos, habilidades e competências das seguintes áreas:
As questões envolvem situações clínicas ligadas ao SUS, priorizando a atenção primária e secundária, urgência e emergência, cuidados paliativos e contextos de baixa complexidade.
O exame é composto por:
Fonte: Por Redação g1