Enamed e Revalida: encerrada a aplicação dos exames do Inep que avaliam a formação médica
Notícias
Gabrielle Boeze 20 de outubro de 2025

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) concluiu, às 18h30, deste domingo (19), a aplicação das provas do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) e da 1ª Etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior (Revalida) 2025/2.

Os participantes tiveram 5 horas para concluir as provas com 100 questões de múltipla escolha. Quem solicitou atendimento especializado com recurso de acessibilidade para tempo adicional terá até as 19h30 (horário de Brasília) para concluir a avaliação.

O Enamed é voltado a concluintes de graduação em medicina. Reúne também médicos formados, que podem utilizar os resultados nos processos seletivos das especialidades médicas de acesso direto do Exame Nacional de Residência (Enare). A prova desses participantes foi composta por 100 questões de múltipla escolha.

Já a aplicação da 1ª Etapa do Revalida 2025/2 ocorreu, essencialmente, para a revalidação do diploma médico. Os médicos participantes realizaram uma prova composta por 100 questões objetivas de múltipla escolha. Nesta edição, não houve a tradicional divisão em P1 (prova objetiva) e P2 (prova discursiva).

Para ambas as provas, as questões foram elaboradas a partir do Banco Nacional de Itens da Educação Superior (BNI), tendo como base a Matriz de Referência Comum para a Avaliação da Formação Médica, publicada pelo Inep no Diário Oficial da União (DOU). Cada item contou com quatro alternativas e apenas uma resposta correta.

Acesse o Sistema Enamed
Acesse o Sistema Revalida

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Inep