A Unicamp divulgou, nesta quarta-feira (29), o gabarito oficial da 1ª fase do Vestibular 2026. Ao todo, 57.718 dos 61.698 candidatos inscritos fizeram a prova no domingo (26). Foi a menor abstenção em 15 anos.
Nesta edição, nenhuma questão foi anulada. Clique e confira o gabarito oficial da 1ª fase por prova:
Questão gerou dúvida entre professores
No domingo, logo após a prova, o g1 transmitiu a resolução comentada com apoio do Oficina do Estudante. Durante o programa, a questão 55 da prova Q e X gerou dúvidas entre os professores.
Na análise de Liliane Negrão, tanto a alternativa A, quanto a D, poderiam estar corretas. De acordo com o gabarito oficial, a alternativa correta é a A.
Veja a questão na íntegra e o comentário dos professores do cursinho:
Unicamp 2025 – 1ª fase – A rua é nóix! Sempre com letra minúscula, porque não é o Nós da totalidade, uma vez que não sabemos exatamente quem ou quantos somos, quem faz parte ou não, quem está dentro ou fora. Mas, se pegar para um, vai pegar pra geral. O nóix é sempre mais que um. Mesmo sozinho, na missão, existe algo para além da presença física do eu e do outro. Assumindo nossas ancestralidades, convivemos com os espíritos daqueles que já se foram. O nóix opera pela lógica dos bondes de galera, do lado A ou lado B. Quem é amigo fecha com a gente, quem é alemão rala. Porque o fechamento é o fundamento ético das ruas. Recebe-se quem chega de boa, na paz, mas, se vacila, vai. Com i e x, o nóix demarca um sotaque, um registro local, um lugar, o Pretuguês de Lélia Gonzalez. Desobedecendo à instituída norma culta, o nóix – escrito ou falado – revela sua potência operando à margem da obediência à linguagem fonética dominante. O nóix é a potência da contaminação diferencial das diversidades de um povo em tempos e espaços múltiplos, que se repete numa atmosfera espectral que ultrapassa a lógica temporal predominante.
(Adaptado de MORAES, M. J. D. A rua é nóix, Revista Cult, ed. 271, 1 jul. de 2021.)
Alternativa A: A alternativa trata a distinção entre Nós e nóix como política, uma vez que os termos marcam uma diferença entre grupos. Enquanto “nóix” rejeita a norma padrão, “Nós” simboliza o apoio à opressão social o que fica evidente no texto a partir da oposição, pois “nóix” opera “à margem da obediência à linguagem fonética dominante” de modo que aquilo situado em oposição a “nóix”, ou seja, “Nós” está condicionado à obediência da fonética dominante. Assim “obediência” e “dominância” se estabelecem como marcadores da opressão indicada na alternativa D.
Alternativa D: A alternativa trata a distinção entre Nós e nóix como política, uma vez que os termos marcam uma diferença entre grupos. Enquanto “nóix” rejeita a norma padrão, “Nós” simboliza o apoio à opressão social o que fica evidente no texto a partir da oposição, pois “nóix” opera “à margem da obediência à linguagem fonética dominante” de modo que aquilo situado em oposição a “nóix”, ou seja, “Nós” está condicionado à obediência da fonética dominante. Assim “obediência” e “dominância” se estabelecem como marcadores da opressão indicada na alternativa D
1ª fase
A 1ª fase do vestibular da Unicamp é constituída por uma única prova de conhecimentos gerais sobre as áreas do conhecimento desenvolvidas no ensino médio, incluindo questões interdisciplinares. Não há redação nesta fase.
📚 Cada questão da prova de conhecimentos gerais vale um ponto. Assim, a prova da 1ª fase vale até 72 pontos. A distribuição das questões se dá da seguinte forma:
2ª fase
A segunda fase é constituída por provas com questões dissertativas. As provas têm uma parte comum para todos os candidatos e uma parte diversificada segundo a área de conhecimento do curso escolhido como primeira opção.