Mais uma vez, a reportagem pediu uma justificativa mais detalhada e, após receber a resposta do Inep, consultou especialistas externos para analisar o que ocorreu. Antes de entender os esclarecimentos, veja a diferença entre as provas:
Enamed:
- Avaliação que mede o desempenho de estudantes de Medicina e que pode ser usada na seleção de vagas para residentes.
- É corrigida pela Teoria de Resposta ao Item (TRI), mesmo método do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Ou seja: a nota final não é a simples soma dos acertos, e sim uma medida da “coerência” do desempenho. Se o aluno acertar as perguntas mais difíceis e errar as mais fáceis, terá uma pontuação mais baixa, por provavelmente ter “chutado”.
- No processo de residência, a prova vai gerar uma classificação: aqueles que tirarem as notas mais altas do grupo serão aprovados.
Revalida:
- Prova que avalia médicos formados no exterior para que possam trabalhar no Brasil.
- É corrigida pela teoria clássica dos testes: a nota final é a simples contagem de acertos do aluno. Duas pessoas que acertarem 60 questões terão exatamente o mesmo resultado, não importando se as perguntas respondidas corretamente eram fáceis ou difíceis.
- Ao contrário do Enamed, não é uma competição entre candidatos. Todos os que atingirem a nota mínima poderão ser classificados para a segunda etapa de validação do diploma. Não há um número máximo de vagas nem uma comparação entre os desempenhos dos estudantes.
✏️Por que a anulação só ocorreu no Enamed?
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/0/K/B7W4gZTUOkY0p5xoflPQ/questao-40.png)
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/X/N/BqKFGRSWahLmNgQ0dcdw/questao-2.png)