As 20 universidades brasileiras pré-qualificadas para participar da Rede de Universidades do BRICS /BRICS Network University (BRICS-NU) deverão escrever e submeter seus projetos no período de 3 de fevereiro a 11 de março de 2026. A CAPES/MEC publicou o edital 25/2025 com as regras e o cronograma para a submissão por parte das instituições de ensino superior selecionadas na primeira fase do programa.
A CAPES financiará 33 projetos, com investimentos de até R$ 63,3 milhões em bolsas, auxílios e diárias ao longo de quatro anos. A divulgação do resultado está prevista para até 11 de maio do próximo ano e as atividades terão início em janeiro de 2027.
O programa promoverá cooperação acadêmica, científica e cultural entre as instituições de ensino superior dos países do BRICS, por meio de intercâmbio de estudantes, pesquisadores e docentes. A iniciativa também visa a incentivar a realização de projetos conjuntos nas áreas de ensino, pesquisa e extensão.
Fazem parte do Brics: Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, Egito, Etiópia, Indonésia e Irã. As instituições selecionadas em cada tema são:
Agricultura sustentável e segurança familiar
Água e poluição
Ciência da computação e segurança da informação
Ciências da saúde
Ciências humanas e sociais
Ciências naturais
Ecologia e mudanças climáticas
Economia
Energia
Estudos do BRICS
Matemática