Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) iniciou, nesta terça-feira (3), a atualização cadastral dos recenseadores institucionais das instituições de educação superior (IES). O processo faz parte da primeira etapa do cronograma de coleta dos dados do Censo Superior 2025.
O recenseador é responsável pela exatidão e fidedignidade das informações prestadas no levantamento. Faz parte de suas atribuições preencher formulários eletrônicos e realizar outros procedimentos do Censo.
Os procedimentos devem ser realizados pelas instituições, por meio do Sistema Censup. A medida alcança as instituições federais, estaduais, municipais e privadas, além das comunitárias e especiais.
A coleta de dados do Censo da Educação Superior começa em março e vai até julho de 2026. O calendário completo foi divulgado na Portaria n.° 771, publicada no Diário Oficial da União (DOU) em dezembro. O ato administrativo estabelece datas, etapas, atividades e competências dos respectivos responsáveis das IES pelo processo de levantamento.
Realizado pelo Inep, o Censo Superior anual mapeia dados de instituições, cursos de graduação e sequenciais de formação específica. Coleta também informações sobre matrículas, alunos ingressantes e concluintes, bem como dados sobre os docentes.
A pesquisa estatística é utilizada para a formulação das políticas públicas e monitoramento da educação. O Censo da Educação Superior utiliza as informações do cadastro do Sistema e-MEC, do Ministério da Educação.
O levantamento das informações estatísticas possibilita: