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Ministro da Educação avalia seu ano a frente da pasta
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Isaque Eustórgio 9 de janeiro de 2020

O Ministro da Educação Abraham Weintraub, apresentou hoje (09), análise das atividades na pasta no ano de 2019. Com um ano conturbado, o ministro apresentou uma visão otimista do seu próprio trabalho, com a continuidade de alguns projetos implementados neste primeiro ano de governo. 

Weintraub defendeu que o Brasil precisa seguir os mesmos passos de países europeus, como Portugal, que apresentou um grande avanço nas estatísticas educacionais daquele continente.

Como avanços na pasta o Ministro citou a implantação de escola cívico-militares, o programa de leitura infantil “Conta pra mim” e o reforço de 1,3 mil ônibus na frota. Entre outros destaque do ministro, estão a compra de livros com valores mais baixos, a disponibilização de internet banda larga para escolas, ampliação de escolas com tempo integral e a capacitação de professores. 

Já as polêmicas se mostram bastante variadas: contenção seletiva no orçamento de Universidades Federais que o Ministro chamou de “balbúrdia”, subinvestimento na educação básica por falta de provisionamento de gastos, mudanças frequentes nas secretarias, além de insultos variados a diversas figuras, como o Patrono da Educação Brasileira, Paulo Freire. 

Há, sobretudo, a execução marginal de projetos já existentes no Ministério da Educação, como uma discussão mais aprofundada sobre a continuidade do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB), que é um conjunto de fundos contábeis formado por recursos dos três níveis da administração pública no Brasil para promover o financiamento da educação básica pública. 

A despeito disso, o ministro se mostrou bastante esperançoso quanto ao ano de 2020, que ele considera um ano de estabilização e avanço das propostas já apresentadas, com o intuito de mudar o paradigma educacional pobre que o país passa há tantos anos. 

Fonte: Metrópoles

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