Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) 2021 terá foco em matemática
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Isaque Eustórgio 20 de fevereiro de 2020

Falta pouco mais de um ano para a aplicação do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) no Brasil, o Programme for International Student Assessment da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela avaliação no país, já prepara os materiais de esclarecimento para os gestores escolares a respeito dos procedimentos para a realização do pré-teste do Pisa 2021. O conteúdo da próxima edição terá foco em questões de matemática.

A aplicação do Pisa ocorre a cada três anos, em mais de 80 países participantes e parceiros da OCDE. Os conhecimentos e as habilidades dos estudantes são avaliados, de forma comparativa, entre as nações que aderem ao Pisa. Três domínios principais são verificados em cada edição: ciências, leitura e matemática. Para cada rodada de aplicação do programa, a OCDE destaca um dos domínios, o que significa que os participantes respondem a um maior número de questões dessa área de conhecimento e aos questionários que coletam informações referentes à aprendizagem desse domínio. A OCDE também vai aplicar um teste de Letramento Financeiro, o qual o Brasil realiza desde 2012, e um teste inédito sobre Pensamento Criativo, dentro das competências esperadas para o século XXI.

Matemática – O ano de 2012 foi a última vez que a área figurou como domínio principal da avaliação. A nova Matriz de Referência (Quadro Conceitual) de Matemática foi lançada oficialmente em 14 de outubro de 2019 na Universidade de Oxford, coincidindo com o lançamento de sua versão eletrônica interativa, atualmente disponível em 9 idiomas, incluindo português de Portugal.

Na área da matemática, o Pisa 2021 vai verificar, entre outras competências, a capacidade de formular, aplicar e interpretar problemas matemáticos em vários contextos do mundo real.

Ainda em 2020, o Inep irá aplicar um pré-teste em escolas de várias regiões brasileiras. O objetivo é analisar o funcionamento dos itens e de toda a operação da aplicação.

Pisa – O programa é aplicado em diversos países, desde 2000. O Brasil participa desde a primeira edição. O Pisa oferece informações sobre o desempenho dos estudantes, articulando fatores que moldam sua aprendizagem dentro e fora da escola. As avaliações acontecem a cada três anos. No Brasil, os testes e questionários são aplicados para uma amostra de estudantes matriculados a partir do 7º ano do ensino fundamental, na faixa etária dos 15 anos, idade em que se pressupõe o término da escolaridade básica obrigatória na maioria dos países.

Fonte: INEP