18ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia foi concluída sexta-feira (10)
Notícias
dezembro 13, 2021

Foi concluída, na última sexta-feira (10), a 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). O evento, promovido sob a coordenação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), contou com a participação das secretarias estaduais e municipais de educação, instituições de ensino e pesquisa, órgãos governamentais, entre outros entes engajados no assunto. A Secretaria de Educação Básica (SEB) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) participaram da SNCT representando o Ministério da Educação (MEC).

A finalidade da SNCT é mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de Ciência e Tecnologia, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação. A SNCT tem como proposta mostrar a importância da ciência e da tecnologia na vida de todos e para o desenvolvimento do país, oferecendo também uma oportunidade para a população brasileira conhecer e discutir os resultados, a relevância e os impactos da pesquisa científico-tecnológica, principalmente daquelas realizadas no Brasil, e suas aplicações.

O tema escolhido para essa edição da SNCT foi “A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta”, que se justifica pela necessidade da criação de ações transversais especialmente no contexto do enfrentamento mundial e emergencial à Covid-19. Para apresentar o tema à população, o evento contou com estandes montados pelos órgãos e convidados da área de Educação, além de diversas ações de divulgação científica como palestras, oficinas e experimentos didáticos.

O tema da 19ª edição da SNCT já foi divulgado. Em homenagem aos 200 anos da Declaração da Independência do Brasil, o tema do evento será “Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil”.

A programação dos oito dias em que foi realizada a SNCT 2021 está disponível no canal do MCTI no YouTube, incluindo palestras, rodas de conversa e entrevistas. Acesse.

Saiba mais sobre a SNCT.

 

FONTE: Assessoria de Comunicação Social do MEC