Notícias
Gabrielle Boeze 22 de outubro de 2024

O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), está promovendo a 3ª Reunião da Comissão Nacional de Políticas Educacionais para as Juventudes (CNPeJ). O evento, instituído pela Portaria nº 992/2023, ocorre entre esta terça e quarta-feira, 22 e 23 de outubro. A finalidade é debater e subsidiar políticas educacionais para as juventudes, assim como realizar a formação de oficinas dos grupos de trabalho (GTs) da CNPeJ. 

“Essa comissão tem o papel de pensar a educação das juventudes brasileiras, sempre levando em consideração as desigualdades do país”, apontou o coordenador-geral de Políticas Educacionais para a Juventude do MEC, Yann Evanovick. “Precisamos aprender a nos comunicar com os jovens e entender, verdadeiramente, seus problemas e reinvindicações, para melhorar a educação e garantir que eles conheçam todos os programas e iniciativas voltados a eles.” 

O evento terá oficinas com os GTs, divididas em sete grupos, com a participação dos membros da comissão. Os grupos discutirão os seguintes temas em sua relação à juventude: 

  1. Gênero, raça, etnia, diversidade e acessibilidade; 
  1. Trabalho, renda, financiamento, profissionalização; 
  1. Territórios (favela, campo, floresta e água); 
  1. Meio ambiente, sustentabilidade e a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP) 30; 
  1. Vivências negras e antirracistas; 
  1. Participação, gestão democrática e convivência escolar; e 
  1. Ensino superior. 

Os GTs têm caráter consultivo e seu objetivo é contribuir para a elaboração de um relatório sobre as políticas educacionais para as juventudes do MEC. A reunião é um marco no fortalecimento das políticas para esse grupo, além de um encontro de diálogo e participação das entidades voltadas a esse tema, com a participação de representantes da sociedade civil e do governo.  

Participantes – Estiveram presentes o secretário nacional de Juventude da Secretaria-Geral da Presidência (SGPR), Ronald Sorriso; o coordenador de Projetos da Secadi, Osvaldo Lemos; a diretora de Políticas de Educação Étnico-Racial e Educação Quilombola da Secadi, Vilma Coelho; e representantes de movimentos sociais e da sociedade civil. 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secadi