O Ministério da Educação (MEC) concluiu o credenciamento da Universidade de Ciência e Tecnologia de Macau, na China, tornando-a um posto aplicador do exame para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras). A parceria foi firmada por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada à pasta, e a solenidade acontece nesta sexta-feira, 29 de novembro. Já a formalização do credenciamento será publicada posteriormente no Diário Oficial da União (DOU).
Neste contexto, a universidade passará a integrar a lista de postos aplicadores do Celpe-Bras e poderá aderir à próxima edição do exame, em 2025. A instituição credenciada possui um campus na região administrativa de Macau e outro recentemente inaugurado no território chinês.
Para o presidente do Inep, Manuel Palacios, “o exame é uma ferramenta que amplia as oportunidades para aqueles que buscam o certificado de proficiência em língua portuguesa e o novo posto desempenhará um papel estratégico nos objetivos de expansão, já que a universidade estará apta a realizar a aplicação do exame na China continental, ampliando o alcance e o público interessado”.
O coordenador do posto em Macau, Ricardo Gualda, explicou que o Celpe-Bras será estrategicamente ofertado no campus do lado Chinês, em Zhuhai. Isso vai permitir que estudantes de diversas regiões da China continental possam ir para a cidade fazer a prova. “Existe uma grande oferta de linhas de trem de alta velocidade na região, o que conecta Zhuhai com milhões de estudantes de regiões vizinhas”, ressaltou. Gualda destacou, ainda, que a China oferece diversos cursos de graduação em língua portuguesa, despertando um crescente interesse pelo idioma no país.
Critérios – Para torna-se um posto aplicador do Celpe-Bras, a instituição deve seguir algumas atribuições: garantir que o exame seja aplicado conforme as orientações e normas estabelecidas pelo Inep; realizar a seleção e o treinamento dos profissionais que vão atuar como aplicadores do exame; e gerenciar o processo de inscrição dos candidatos, garantindo que todos os dados dos participantes estejam corretamente registrados. Além disso, deve assegurar a confidencialidade e segurança das provas e dos resultados, evitando qualquer tipo de fraude ou vazamento de informações durante o processo de aplicação.
Celpe-Bras – O exame para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros é o instrumento oficial do governo brasileiro para certificar a proficiência em português como língua estrangeira. É destinado a estrangeiros com interesse em cursos de graduação e em programas de pós-graduação brasileiros.
O certificado também é usado no processo de validação de diplomas de profissionais estrangeiros que pretendem trabalhar no Brasil. As provas são realizadas em postos aplicadores: instituições de educação superior; representações diplomáticas; missões consulares; centros e institutos culturais; e outras instituições interessadas na promoção e na difusão da língua portuguesa.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações do Inep