Na última quarta-feira, dia 4 de outubro, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) realizou, de forma virtual, o 2º Café do Conhecimento de 2020. O encontro teve como principal objetivo discutir o Programa Nacional do Livro e do Material Didático no formato digital (PNLD Digital).
O evento on-line contou com a presença da equipe da Diretoria de Ações Educacionais (Dirae), técnicos do FNDE e do MEC, estudantes, professores, gestores escolares, autores, editoras, órgãos de controle e convidados especialistas da área educacional.
A primeira edição do Café do Conhecimento sobre o PNLD Digital ocorreu em setembro deste ano. O segundo encontro foi realizado visando continuar as discussões sobre os novos materiais a serem inseridos no programa e tratar das expectativas da sociedade, das possibilidades e dos desafios do processo de modernização dessa política pública que tem abrangência nacional.
Na abertura do evento, a coordenadora-geral dos Programas do Livro, Nádja Cézar, destacou que o encontro foi proposto como espaço de interlocução com a sociedade sobre os novos rumos do programa a partir dessa perspectiva de livros digitais. “Mesmo antes da pandemia, já havia constantes solicitações pelos livros em formato digital, o que não era possível atender devido a questões estruturais como acesso em larga escala e proteção de dados dos usuários. Para desenvolver um modelo de distribuição do PNLD Digital, é fundamental considerar a necessidade das escolas, mas sem esquecer da diversidade de condições no país. A participação de diferentes segmentos da sociedade nessa discussão está sendo fundamental para a construção do novo modelo do PNLD Digital”, disse Nádja.
Os participantes ratificaram a importância da distribuição de livros didáticos em formato digital (e-books), reforçaram a necessidade de se manter o livro impresso coexistindo com os recursos digitais e apontaram a relevância de oferecer livros digitais acessíveis para todos e com mais representatividade da cultura e das realidades regionais do país.
PNLD – O programa compreende um conjunto de ações voltadas à distribuição de obras didáticas, pedagógicas e literárias, entre outros materiais de apoio à prática educativa, destinados aos estudantes e professores das escolas públicas de educação básica do país. As unidades de ensino participantes do PNLD recebem materiais de forma sistemática, regular e gratuita. O programa é um dos principais instrumentos de apoio ao processo de ensino-aprendizagem nas escolas públicas.
O modelo do Café do Conhecimento – O formato do Café do Conhecimento consiste na reunião de um grupo de pessoas que debatem um tópico comum, para assim alcançar o conhecimento coletivo, compartilhar ideias e ganhar compreensão mais profunda das questões envolvidas. No tocante ao modelo on-line, foram necessárias salas de discussão simultâneas, para que os participantes pudessem transitar entre elas e acompanhar todos os debates.
O modelo on-line segue a proposta do FNDE de investir cada vez mais em projetos inovadores. Foram realizadas rodas de conversas com foco nas novas demandas tecnológicas da educação, permitindo que os membros pudessem compartilhar experiências e conhecer detalhes da execução do programa por meio da interação nas salas virtuais.
Fonte: Ministério da Educação