Aberto período de adesão ao Exame Nacional de Residência 2024
Notícias
Gabrielle Boeze 18 de abril de 2024

O Ministério da Educação (MEC), por meio da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), abriu o período de adesão das instituições ao Exame Nacional de Residência (Enare) 2024. O exame, em sua quinta edição, oferece benefícios para as instituições, como redução de vagas ociosas e simplificação de processos.

As instituições podem se inscrever gratuitamente online. O Enare é voltado para programas de residência autorizados pelo MEC e com financiamento para pagamento das bolsas dos residentes.

O processo seletivo é semelhante ao Sisu do Enem, permitindo aos candidatos escolherem especialidades e locais com base em suas pontuações. As melhores pontuações garantem as vagas desejadas.

Arthur Chioro, presidente da Ebserh, destacou as vantagens para os candidatos, como uma inscrição única para concorrer em todo o Brasil. As provas, previstas para 20 de outubro, são realizadas em todas as capitais e cidades-polo, facilitando a locomoção dos candidatos.

Em 2023, o Enare teve 68.300 inscritos e ofereceu 5.187 vagas para a área médica e uni e multiprofissional em diversos programas de 114 instituições em todo o Brasil.

A Ebserh, vinculada ao MEC, foi criada em 2011 e administra 41 hospitais universitários federais, apoiando o Sistema Único de Saúde (SUS) e a formação de profissionais de saúde e pesquisas.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Rede Ebserh