O Ministério da Educação (MEC) realizou o quinto Ciclo de Seminários Seres em Diálogo, destacando a palestra do pesquisador Luiz Carlos Zalaf Caseiro do Inep. A apresentação abordou o acompanhamento de egressos de cursos STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) e licenciaturas.
Utilizando dados do Enade, Censo da Educação Superior, Plataforma Sucupira e Receita Federal, a pesquisa analisou a contribuição da conclusão da educação superior na redução das desigualdades sociais. Os resultados indicam que investir em educação superior de qualidade pode influenciar positivamente a mobilidade social, especialmente para indivíduos de origem social menos favorecida. A pesquisa também destacou que fatores de gênero e raça continuam a ter impacto parcial, apontando para desafios persistentes de discriminação no mercado de trabalho.
Licenciaturas –O estudo “Carência de professores com formação adequada na educação básica: risco de apagão?” realizado pelo Inep, em parceria com Alvana Bof e Fabiano Mundim, analisou as licenciaturas de formação específica, focando nos professores habilitados para os anos finais do ensino fundamental e ensino médio. Embora tenha havido aumento no percentual de docentes com formação adequada, ainda está distante da Meta 15 do PNE. A pesquisa destaca que aproximadamente um terço dos licenciados atuam como professores, indicando que a escassez de professores no país não se deve à falta de vagas nos cursos de licenciatura, mas à baixa atratividade da carreira docente.
Seres em Diálogo – Desde junho, o evento mensal “Seres em Diálogo” ocorre no MEC, aberto à comunidade, buscando discutir temas cruciais para a educação superior no Brasil. O ciclo de seminários tem como objetivo aproximar formuladores de políticas públicas das pesquisas acadêmicas e dos institutos de pesquisa governamentais. Até dezembro, serão sete encontros abordando temáticas relevantes para a Seres e a educação superior.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Seres