No dia 13 de fevereiro a delegação brasileira desembarcou em Cesena para vivenciar uma experiência ímpar com o professor da Universidade de Bolonha, Rabin Chattat. Na ocasião foi apresentado o projeto Opera Don Baronio e o Centro Residencial para o Idoso.
Este projeto abarca uma estrutura de atendimento 24 horas aos idosos que moram no residencial, com uma atenção especial aos que possuem problemas cognitivos e demência.
O espaço conta com teatro, capela, alojamentos e um jardim cognitivo que eles chamam de Jardim Alzheimer e, de acordo com o Professor Chattat, “foi um espaço desenhado para que o idoso com demência passeasse sem sentir que está no caminho errado ou perdido”.
O jardim possui um passeio texturizado, área gramada e ervas aromáticas com diversos níveis de altura. A cerca também é mimetizada com plantas para que o idoso não sinta que está preso.
Outro ponto importante é o cuidado com a segurança dos idosos. Todos as portas possuem sistema elétrico de abertura. E no caso do residencial, os apartamentos possuem sistemas de alerta para que o idoso acione caso necessite de atendimento de saúde.
O projeto ainda conta com um café, um restaurante popular, uma clínica de fisioterapia e uma lavanderia comunitária que fazem parte do complexo. Caso deseje saber mais, acesse: http://www.operadonbaronio.org/
Fonte: Suzana Schwerz Funghetto