Bolsas da CAPES já atenderam 450 mil alunos de licenciatura
Gabrielle Boeze dezembro 8, 2023

Os programas de bolsas da CAPES para a formação de professores da educação básica, Pibid e Residência Pedagógica, já beneficiaram 450 mil estudantes de cursos de graduação em licenciatura ao longo de 16 anos.

O Pibid, em sua existência, atendeu 344 mil alunos, enquanto o Residência Pedagógica, criado há cinco anos, beneficiou 111 mil. Os programas, realizados em parceria com 248 e 225 instituições de ensino superior, respectivamente, enfrentam desafios relacionados ao acompanhamento do percurso formativo e profissional dos bolsistas, assim como à avaliação dos resultados no currículo das licenciaturas.

A importância de verificar se os bolsistas estão ingressando na carreira docente e se estão complementando seus estudos foi destacada pela diretora de Formação de Professores da Educação Básica da CAPES, Marcia Serra Ferreira, durante sua apresentação no IX Encontro Nacional da Licenciatura (Enalic). O evento, realizado na Universidade do Vale do Taquari (Univates), em Lajeado (RS), contou também com a participação de representantes do Ministério da Educação (MEC) e da Universidade Estadual do Ceará (Uece).

Fonte: Brasília – Redação CGCOM/CAPES