Capes abre inscrições para bolsas de programa de políticas afirmativas
Notícias
julho 17, 2023

O Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação – Políticas Afirmativas e Diversidade, promovido pela Capes, está com inscrições abertas para bolsas de estudo em mestrado, doutorado e pós-doutorado. As inscrições estão disponíveis até 25 de agosto.

Além disso, este programa é uma iniciativa conjunta do Ministério da Educação (MEC) e da Capes, sendo recriado este ano para homenagear Abdias do Nascimento, um ativista reconhecido pelos direitos civis e humanos das populações negras brasileiras.

Regras para os candidatos

Os projetos interessados devem seguir as regras descritas no edital da Capes (nº 17/2023), que se divide em seis eixos temáticos.

Estes abrangem políticas afirmativas na pós-graduação, avanços para autonomia e tecnologia assistiva na educação, interculturalidade e políticas públicas na educação, políticas indigenistas e para povos tradicionais, equidade e combate ao racismo na educação, além de educação especial: inclusão e desenvolvimento.

Para concorrer às bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado, as propostas devem ser submetidas exclusivamente por meio eletrônico, utilizando o formulário disponível no Sistema de Inscrições da Capes (Sicapes) com o login e senha do portal Gov.br.

Entretanto, é necessário que os projetos tenham abrangência nacional e incluam pelo menos duas das cinco regiões brasileiras em seu recorte geográfico.

Acesse também:

Fonte: Agência Brasil