Dois editais abertos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) oferecem oportunidades de doutorado e pós-doutorado na Áustria, por meio de parceria com o Instituto Internacional para a Análise de Sistemas Aplicados (IIASA). Os documentos foram lançados nesta quarta-feira, 22 de janeiro. As pesquisas acontecerão na sede do IIASA, na Áustria.
As bolsas têm foco em áreas essenciais de ciência e tecnologia, análise de sistemas, agricultura, meio-ambiente, energia e recursos naturais. O objetivo é investir na liderança de pesquisadores brasileiros, fortalecer as áreas de conhecimento entre os dois países e aumentar as publicações internacionais conjuntas.
Está prevista a concessão de até quatro bolsas de pós-doutorado na instituição anfitriã, com duração de três a 24 meses. Cada bolsista será apoiado financeiramente com até R$ 285 mil. Para o doutorado-sanduíche poderão ser concedidas até três bolsas de três a 12 meses. O apoio financeiro a cada bolsista nesta modalidade será de até R$ 102 mil.
Para se candidatar às vagas de pós-doutorado é necessário ter obtido o título de doutorado há menos de oito anos e comprovar a proficiência em língua inglesa, de acordo com as normas do edital. Os selecionados receberão a mensalidade de bolsa, auxílio-deslocamento, instalação e seguro-saúde. Não será concedido nenhum auxílio adicional a cônjuge ou dependente.
Já para o doutorado, deve-se levar em conta as notas de inglês, necessárias para a candidatura, conforme diz o edital. Os benefícios concedidos pela Capes para o doutorado-sanduíche são os mesmos do pós-doutorado.
As inscrições vão até as 17h do dia 13 de março de 2020; análise das candidaturas pela Capes, até 10 de junho de 2020; divulgação final do resultado, até 03 de junho de 2020; e início das atividades até setembro de 2020.
Caso a instituição do candidato não conste no Sistema de Inscrições da Capes a solicitação de cadastramento deve ser feita até as 17h do dia 03 de março.
Fonte: Portal MEC
Photo by Jacek Dylag on Unsplash
Acompanhe mais informações sobre a educação brasileira em nosso site: https://2em1consultoria.com.br/noticias/
Em nosso instagram e na página do facebook:
https://www.instagram.com/2em1consultoria/
https://www.facebook.com/2em1consultoria/