CAPES concederá 80 bolsas para medalhistas em Matemática
Notícias
agosto 2, 2023

Retomada do Programa de Iniciação Científica e Mestrado (PIC-ME)

Após quatro anos de interrupção, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) decidiram retomar o Programa de Iniciação Científica e Mestrado (PIC-ME).

O objetivo é conceder 80 bolsas (50 de mestrado e 30 de doutorado) para medalhistas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) ao longo de quatro editais, um por ano, até 2026, com investimento de R$7 milhões.

Edital e inscrições

O primeiro edital já está disponível no site do Programa, oferecendo cinco bolsas de mestrado e dez de doutorado, com inscrições abertas até 11 de agosto. A retomada do PIC-ME foi resultado de uma reunião realizada em 31 de julho, entre representantes da CAPES, Impa e coordenadores de programas de pós-graduação.

Elegibilidade para concorrer às bolsas

Desse modo, medalhistas de qualquer ano da OBMEP ou OBM, que sejam alunos dos PPG participantes do PIC-ME, podem concorrer às bolsas de mestrado e doutorado. Esses programas estão em instituições de ensino superior de 21 estados e do Distrito Federal — uma delas é o Impa, que fica no Rio de Janeiro.

Para mais informações confira o regulamento Bolsa CAPES/PICME – OBMEP.

Fonte: Redação CGCOM/CAPES