CAPES defende diálogo com jovens para melhorar a educação superior
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Gabrielle Boeze 17 de outubro de 2024

A presidente da CAPES, Denise Pires de Carvalho, fez em sua participação na 233ª Reunião Ordinária do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) nesta terça-feira, 15 de outubro.

A gestora, que foi secretária de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC) de 2023 a 2024, citou que “há instituições de educação superior com mais de 50% das vagas não ocupadas” e que “a crise começa na graduação e reflete na pós-graduação”. Para isso, é necessário entender qual a melhor formação para o século 21, frisou.

“É preciso haver uma discussão ampla e respeitar o caminho trilhado até aqui, pois temos um Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG) robusto e cursos de graduação de excelência”, pontuou a presidente da CAPES. “Mas é preciso pensar: queremos continuar a ser exportadores, além de commodities, também de pessoas qualificadas? Hoje, formamos doutores à nossa imagem e semelhança. É isso que precisamos para o século 21? Precisamos escutar mais os jovens”.

O País conta com Planos Nacionais de Educação (PNE) e de Pós-Graduação (PNPG), mas ainda não com um específico para a educação superior. O MEC, liderado pela secretaria de Educação Superior – SESu, tem feito tratativas para a construção de um Plano Nacional de Educação Superior, com a participação da CAPES e de outras secretarias e órgãos.

Sobre o CTC-ES
Entre as competências do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior estão a colaboração na elaboração da proposta do PNPG, a deliberação sobre propostas de cursos novos e as notas atribuídas na avaliação dos programas de pós-graduação (PPG), além de auxiliar à Diretoria-Executiva da CAPES na formulação de políticas e diretrizes específicas de atuação para formação de recursos humanos qualificados e para o SNPG, entre outras atribuições.

Fonte: Brasília – Redação CGCOM/CAPES