A CAPES publicou a Portaria nº 92/2021, que ampliou para 14 de junho o prazo para coordenadores de programas de pós-graduação (PPGs) prestarem as informações de desempenho no Coleta. Pró-reitores têm até o dia 21 para chancelarem os dados enviados. O calendário da Avaliação Quadrienal 2017-2020 estipula atividades até 1º de abril de 2022, último dia para divulgação do resultado final.
A atualização se deu por causa da pandemia da COVID-19 e foi tomada a pedido de representantes das universidades federais, das áreas de avaliação e dos programas de pós-graduação. Os ajustes não mudam as datas para finalização da avaliação, de forma a terminar ainda na vigência dos mandatos dos atuais coordenadores das 49 áreas.
A CAPES já havia divulgado a mudança nas datas referentes ao Coleta em 2 de junho. Cumprida esta etapa, os programas deverão apresentar suas produções mais relevantes no módulo Destaque, conforme orientações de suas áreas de avaliação, até 22 de julho. Em seguida, há o período para classificação da produção intelectual (3 de setembro), análise das comissões de avaliação (18 de outubro a 12 de novembro) e atividades de relatoria (16 a 26 de novembro), a cargo das coordenações das áreas de avaliação.
De 29 de novembro a 17 de dezembro, o Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) definirá a Avaliação Quadrienal. Os resultados saem de 20 de dezembro deste ano a 5 de janeiro de 2022. A partir daí, há um período para pedidos de reconsideração que vai de 6 de janeiro a 21 de janeiro do próximo ano. A análise dessas solicitações ocorre entre 7 e 18 de fevereiro, e a nova rodada de atividades de relatoria, de 21 de fevereiro a 11 de março.
A Diretoria de Avaliação da CAPES tem assegurado o bom andamento das atividades avaliativas de modo a que ocorram dentro do prazo esperado. O resultado final da Avaliação Quadrienal está previsto para ser divulgado entre os dias de 21 de março e 1º de abril de 2022.
Fonte: MEC