![](https://2em1consultoria.com.br/wp-content/uploads/2025/01/capess.jpeg)
A CAPES e a Universidade Estadual de Nova York em Buffalo firmaram acordo de mobilidade acadêmica entre o Brasil e os Estados Unidos. O objetivo é que pesquisadores brasileiros e norte-americanos realizem projetos em conjunto e a ciência nacional fique ainda mais internacionalizada. O entendimento foi firmado em 22 de janeiro.
Pela Fundação, haverá o intercâmbio de até 20 professores entre os Estados Unidos e o Brasil por ano, nas modalidades professor visitante júnior e sênior. Também serão enviados até 10 pós-graduandos na modalidade doutorado-sanduíche. O acordo prevê benefícios de seis meses a um ano.
A instituição norte-americana, por sua vez, concentrará esforços no envio de professores. A cada ano, até 10 educadores da Universidade Estadual de Nova York em Buffalo vão reforçar o Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG) do Brasil por um período de até 12 meses.
O diretor de Relações Internacionais da CAPES, Rui Oppermann, classifica o acordo como “mais um exemplo de que o Brasil tem concentrado esforços para manter relações com o Norte e com o Sul globais”. O início de fato da parceria está previsto para 2026.