Enem 2023: Cartilha da redação está disponível
Notícias
outubro 6, 2023

Os participantes do Enem 2023 podem acessar a “Cartilha do Participante” da redação, disponível no portal do Inep. Ela fornece informações sobre a prova, incluindo exemplos de redações com pontuações máximas do Enem 2022. A redação no primeiro dia de exame requer um texto dissertativo-argumentativo de até 30 linhas, com base na situação-problema e nos textos motivadores.

A nota pode chegar a 1000 pontos, mas critérios como fuga ao tema ou texto muito curto podem resultar em nota zero. Os participantes devem demonstrar domínio do português formal, compreender a proposta, aplicar conhecimentos, organizar informações, mostrar habilidades linguísticas e propor intervenções respeitando os direitos humanos.

Enem – O Exame Nacional do Ensino Médio é uma avaliação do desempenho escolar no ensino médio e tem sido fundamental para ingresso na educação superior no Brasil, incluindo programas como o Sisu e o Prouni. Universidades públicas e privadas o utilizam como critério de seleção, e os resultados também influenciam o acesso a auxílios financeiros, como o Fies. Além disso, instituições de ensino em Portugal têm acordos para aceitar as notas do Enem em seus processos seletivos, facilitando a entrada de estudantes brasileiros no ensino superior português.

Acesse a Cartilha do Participante – A Redação do Enem 2023
Acesse a Página do Participante
Acesse o edital do Enem  

Fonte:  Assessoria de Comunicação Social do Inep