CELPE-BRAS: Especialistas são convocados para elaborar itens
Notícias
19 de maio de 2021

Devido às necessidades do banco de itens para o exame de obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) 2021, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) convoca especialistas já capacitados em anos anteriores para elaborar itens dos próximos exames da certificação. O objetivo é garantir a qualidade da elaboração dos itens e dar mais celeridade à produção das questões das provas. A produção para o banco de itens do exame iniciou em 19 de abril e ocorrerá até 20 de junho.

Dessa forma, o Inep busca obter uma quantidade expressiva de novos itens, conforme as necessidades do exame para certificação. A expectativa do Instituto é que a produção de itens seja suficiente para a montagem de dois Cadernos de Prova do Celpe-Bras 2021, além de garantir uma reserva no banco para os próximos dois anos de exame.

O processo de capacitação dos convocados ocorre de modo virtual, em que o Inep disponibiliza o material pedagógico relativo à elaboração, incluindo orientações de revisão, que deve ser realizada pelo próprio elaborador. Ao final da elaboração e da revisão dos itens, cada colaborador encaminha os itens por sistema remoto, disponibilizado para cada participante. Acompanham o processo 16 professores membros da Comissão Técnica-Pedagógica (CTC) do exame para certificação.

Vale ressaltar que a formação não se trata de uma oficina. Portanto, não há previsão de certificação dos participantes, tendo em vista que eles já foram certificados para a tarefa de elaboração, quando participaram de oficinas em anos anteriores.

Celpe-Bras – O Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros é o exame brasileiro oficial para certificar proficiência em português como língua estrangeira. É aplicado, semestralmente, no Brasil e no exterior pelo Inep, com apoio do Ministério da Educação (MEC) e em parceria com o Ministério das Relações Exteriores. As provas são realizadas em postos aplicadores: instituições de educação superior, representações diplomáticas, missões consulares, centros e institutos culturais, bem como outras instituições interessadas na promoção e na difusão da língua portuguesa.

O exame considera aspectos textuais e, principalmente, aspectos discursivos: contexto, propósito e interlocutores envolvidos na interação. No Brasil, o Celpe-Bras geralmente é exigido aos estrangeiros interessados em ingressar nos cursos de graduação e em programas de pós-graduação, como comprovação de proficiência na língua portuguesa. Além disso, o certificado também é aceito em diversas empresas e instituições de ensino do País, inclusive em processos de naturalização.

Fonte: MEC