O Censo da Educação Superior é o principal instrumento de pesquisa voltado para as instituições de educação superior no Brasil. Por meio dele, são mensuradas informações sobre cursos de graduação presencial ou a distância, cursos sequenciais, vagas oferecidas, inscrições, matrículas, ingressantes e concluintes, além de informações sobre docentes, nas diferentes formas de organização acadêmica.
Para reforçar a importância da declaração desses dados e, assim, garantir uma informação precisa da realidade da educação superior no país, é celebrado, nesta quinta-feira, 25 de julho, o Dia da Conscientização do Censo da Educação Superior.
Realizada anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a pesquisa estatística utiliza informações coletadas a partir do preenchimento dos questionários, no Sistema do Censo da Educação Superior (Censup), e por importação de dados do Sistema e-MEC.
História – A coleta de dados da educação superior no Brasil teve início em 1916, com a publicação do primeiro Anuário Estatístico, que abarcava o período de 1908 a 1912. A obra já trazia dados sobre a educação superior do período, referentes a instituições, docentes, matrículas e conclusões.
Já em 1934, foi criado o Instituto Nacional de Estatística, responsável por sistematizar todas as estatísticas do Brasil. Após dois anos, o órgão foi nomeado como Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Em 2000, a coleta dos dados passou a ser realizada por meio de questionário eletrônico disponível no site do Inep, com acesso restrito a cada instituição de educação superior. Foi criado, também, o Sistema Integrado de Informações Educacionais, que contém as informações da educação superior no país, compreendendo, entre outras, as informações do Censo da Educação Superior.
Os resultados da pesquisa estatística são fundamentais para a formulação de políticas educacionais, para o planejamento estratégico das universidades e para o monitoramento da qualidade e da equidade no acesso ao ensino superior no Brasil.
Coleta – O Censo da Educação Superior tem como referência o ano anterior ao ano corrente em que acontece a coleta. A pesquisa é realizada por todas as instituições de ensino superior públicas e privadas e abrange todos os cursos de graduação: bacharelado, licenciatura e tecnológico, além dos cursos sequenciais de formação específica, abrangendo também as modalidades de ensino presencial e a distância.