Ciclo internacional de eventos sobre cuidado em saúde nos territórios: a atenção primária em foco
Notícias
junho 28, 2023

Evento Internacional sobre Cuidado em Saúde nos Territórios: Ciclo de Eventos promovido pela REDE UNIDA, com participação da RedeGeronto

A REDE GERONTO tem o prazer de fazer parte das programações do Ciclo Internacional de Eventos sobre Cuidado em Saúde nos Territórios, organizado pela REDE UNIDA. O evento começou no dia 19 de junho e vai até o dia 6 de julho, em diferentes localidades, como São Luís, Vitória, Rio de Janeiro e Brasília, proporcionando uma experiência piloto que se expandirá nos próximos meses.

O objetivo principal deste ciclo de estudos é fortalecer as redes de colaboração global-local no desenvolvimento do trabalho da atenção primária em sistemas universais de saúde. Para tanto, busca-se fomentar o intercâmbio de conhecimentos e práticas, bem como a cooperação trans-local entre os participantes.

Durante o evento, os profissionais terão a oportunidade de compartilhar saberes e experiências, participar de reflexões críticas, colaborar em espaços coletivos de articulação e envolver-se em discussões e produção científica conjunta. Temas relevantes, como políticas de saúde e educação, formação profissional na área da saúde, projetos de integração entre instituições de ensino, sistemas de saúde e movimentos sociais, bem como educação popular em nível regional e nacional, serão abordados.

A estratégia pedagógica central do ciclo de eventos visa estimular o intercâmbio de práticas no cuidado nos territórios, a gestão local do trabalho e a aprendizagem em ato. Profissionais dedicados ao cuidado no território e ao ensino situado serão diretamente envolvidos, visando uma aprendizagem significativa em termos de gestão e atenção à saúde, além de formação e estímulo à participação.

Destaca-se que os três sistemas locorregionais brasileiros selecionados para esta edição do ciclo internacional de eventos – São Luís, Espírito Santo e Rio de Janeiro/Niterói – são sedes do projeto “Sogn(a)zione. Sogni in Azioni: diálogos entre Itália e Brasil para uma atenção à saúde territorial orientada para a comunidade”. Tal projeto é uma iniciativa de formação de trabalhadores da Região da Emília-Romagna, realizado em cooperação entre a REDE UNIDA, a COSPE e o Governo Regional da Emília Romagna.

As atividades realizadas em Brasília complementam a agenda da RedeGeronto e da Rede de Cooperação Internacional sobre Participação Social em Saúde e Políticas Públicas (Rede ParticipAÇÃO), que inclui a 17ª Conferência Nacional de Saúde.

No dia 29 de junho a Rede Geronto junto com a Anaceu, Rede Unida e UniSER desenvolveram uma programação com foco nas políticas públicas e envelhecimento humano que serão transmitidas pelo canal da Rede Geronto no Youtube (link manhã ; link tarde). Estas atividades terão a cooperação direta da Itália com o Diretor do UOC di Geriatria-Distúrbios Cognitivos e Demenciais da AUSL Modena e Referência especializada do Projeto de Demências dos serviços territoriais da Região da Emilia-Romagna, Andrea Fabbo, e do Professor titular de metodologias de intervenção nas desabilidades dos idosos e de Psicologia do Envelhecimento e de Psicologia em cursos de especialização em geriatria da Università di Bologna, Rabih Chattat.

O Ciclo de Eventos é realizado e promovido por diversas instituições renomadas, incluindo a Associação Rede Unida, o Governo do Brasil, a COSPE, a Escola de Saúde Pública do Maranhão, o Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde, a RedeGeronto, as Secretarias de Saúde do Rio de Janeiro e de Niterói, a Fundação Oswaldo Cruz e o Conselho Nacional de Saúde.

Para acessar a programação completa visite o site da Rede Geronto pelo link: https://redegeronto.com.br/2023/06/20/ciclo-internacional-de-eventos-sobre-cuidado-em-saude-nos-territorios-a-atencao-primaria-em-foco/ . Lá estarão disponíveis os locais e o acesso às transmissões das atividades.

Fonte: RedeGeronto