Conheça os seis aplicativos do Inep no gov.br
Notícias
21 de agosto de 2020

Os aplicativos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) podem ser acessados na galeria que reúne todos os apps do Governo Federal e também no novo portal do instituto: gov.br/inep. No menu Centrais de Conteúdos, a página “Aplicativos” lista as opções disponíveis para estudantes, avaliadores, certificadores e parceiros do Inep em atividades específicas, com link direto para a Galeria de Aplicativos do Governo Federal. Lá, o usuário escolhe se quer a versão em Android, disponível na loja da Google Play; ou em iOS, da Apple Store.

O Inep tem seis aplicativos: Exame Nacional do Ensino Médio (Enem); Avaliação in loco; Rede Nacional de Certificadores (RNC); Sistema Integrado de Gestão de Ativos de Segurança (Sigas); Banco Internacional de Pares Evaluadores (Bipe), do Sistema de Acreditação Regional de Cursos de Graduação do Mercosul (ARCU-SUL); e Censo Localiza. Todos são gratuitos, entretanto, como são destinados a públicos específicos da autarquia, exigem login e senha para acesso completo aos conteúdos e serviços.

Galeria de Aplicativos – Concentrar todos os aplicativos em um único endereço é uma das premissas do projeto de unificação de canais digitais do Governo Federal, instituído pelo Decreto n.º 9.756/2019. O Inep foi uma das primeiras instituições a migrar todos os aplicativos para a plataforma unificada do governo, que já reúne 110 soluções. Além da galeria, o projeto também unificou tudo o que o Governo Federal disponibiliza ao cidadão no portal de serviços. Em curso, está a migração dos portais institucionais para o gov.br.

Aplicativos do Inep

Avaliação in loco

Público-alvo: procuradores institucionais educacionais e integrantes do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis).

Acesso aos instrumentos de avaliação in loco de instituições de educação superior e de cursos de graduação. Lista dos indicadores avaliados, espaço para anotações, glossário e orientações para a visita também são funcionalidades do aplicativo do Inep. Áreas exclusivas para integrantes do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis). Alguns serviços exigem login e senha.

Bipe

Público-alvo: avaliadores do ARCU-SUL.

Manutenção de cadastro atualizado no Bipe. O usuário permanece visível para as agências nacionais de acreditação para ser convidado a compor comitês de pares para avaliações do ARCU-SUL. O app também reúne documentos e iniciativas de formação continuada, com áreas exclusivas a avaliadores capacitados para atuar no sistema. Alguns serviços exigem login e senha.

Censo Localiza

Público-alvo: exclusivo para usuários do sistema Educacenso com nível de acesso “executor” e “superusuário”.

Registro da localização geográfica da escola do usuário no Censo Escolar. O app tem informações sobre a geolocalização das escolas brasileiras para possibilitar o desenvolvimento de estudos e o acompanhamento de políticas públicas que considerem, também, a análise do território. Todos os serviços exigem login e senha.

Enem

Público-alvo: inscritos no Enem, familiares dos participantes e professores.

Acesso ao cronograma, mural de avisos, notícias e informações do Enem, além do simulado oficial do exame. O usuário pode acompanhar a situação da solicitação de isenção da taxa de inscrição (se realizada) e da inscrição. O acesso ao Cartão de Confirmação da Inscrição, com dados sobre o local de prova, e aos resultados também é uma funcionalidade do aplicativo do Inep exclusiva para os participantes. Alguns serviços exigem login e senha.

RNC

Público-alvo: exclusivo para servidores públicos federais e professores da rede estadual e municipal interessados em participar ou selecionados para a Rede Nacional de Certificadores do Enem.

Permite inscrição para atuar como certificador do Enem. O certificador também pode verificar se há demandas para atuação. Pelo app, é possível comunicar o Inep sobre a certificação dos procedimentos durante a aplicação do exame. Envio de alerta em tempo real também é uma funcionalidade do aplicativo do Inep. Todos os serviços exigem login e senha.

Sigas

Público-alvo: exclusivo para servidores do Inep, representantes dos Correios, das Secretarias de Segurança Pública, da Polícia Militar, da Polícia Rodoviária Federal e do Corpo de Bombeiros envolvidos na logística e na segurança dos exames e avaliações do instituto.

Monitoramento e acompanhamento do armazenamento, do transporte e do percurso de malotes de provas. As rotas de origem e destino também são uma funcionalidade do app. Todos os serviços exigem login e senha.

 

Fonte: INEP