Coordenadores devem preencher questionário até 8/12
Notícias
Gabrielle Boeze dezembro 7, 2023

Termina, na próxima sexta-feira, 8 de dezembro, o prazo para os coordenadores de cursos preencherem o questionário no sistema do Exame Nacional Desempenho de Estudantes (Enade) 2023. O documento tem o objetivo de levantar informações que permitam caracterizar o perfil do coordenador de curso e o contexto dos processos formativos, auxiliando também na compreensão dos resultados dos estudantes no Enade.

O Enade 2023 foi aplicado no dia 26 de novembro e avaliou os estudantes concluintes de cursos de bacharelado e superiores de tecnologia vinculados ao ano I do ciclo avaliativo do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Enade – Aplicado desde 2004, o Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, composto também pela avaliação de cursos de graduação e pela avaliação institucional. Eles formam um conjunto avaliativo que permite conhecer a qualidade dos cursos e das instituições de educação superior brasileiras.

O objetivo do exame é avaliar e acompanhar o processo de aprendizagem dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do curso de graduação, bem como as competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional dos estudantes.

Os resultados do Enade, aliados às respostas do Questionário do Estudante, são insumos para o cálculo dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior e subsidiam decisões de gestores educacionais, escolhas de estudantes, além de inúmeras políticas públicas de regulação, supervisão, financiamento e aperfeiçoamento da qualidade da educação superior.

Acesse o Sistema Enade
Saiba mais sobre o Enade

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Inep