Curso ABC: novo capítulo mostra a importância da compreensão na leitura
Notícias
Felipe Stegun 13 de julho de 2021
 Compreensão na Leitura: Investigação e Ensino’. Esse é o tema do novo capítulo do Curso on-line Alfabetização Baseada na Ciência (ABC). O conteúdo foi escrito por Otília Sousa, professora do Instituto Politécnico de Lisboa, juntamente com Teresa Costa-Pereira, sua colega no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Uidef), ambas instituições portuguesas.

As autoras explicam que ler é compreender e essa compreensão depende de muitas variáveis. O ensino, entretanto, é fundamental para que os estudantes atinjam níveis elevados da compreensão. O capítulo mostra as fases da aprendizagem da leitura e orienta os professores a auxiliar seus alunos,  tornando-os leitores proficientes.

Otília Sousa destaca que a compreensão é uma competência que se ensina desde o nascimento até a universidade e deve ser passada “de forma explícita, sistemática e progressiva, em todas as áreas curriculares, ao longo de toda a escolaridade”.

Capacitação
Destinado a professores-alfabetizadores e estudantes de licenciatura, o Curso ABC é a segunda capacitação mais acessada no Ambiente Virtual do MEC (Avamec). Já são 4,5 milhões visitas e mais de 195 mil cursistas. Os interessados ainda podem se inscrever no próprio Avamec, onde as aulas são oferecidas, e terão acesso a todo o conteúdo disponível.

Parte do Programa Tempo de Aprender, a formação é resultado da cooperação internacional entre Brasil e Portugal, por meio da parceria entre a CAPES, a Secretaria da Alfabetização do MEC (Sealf) e as instituições portuguesas: Universidade do Porto, Instituto Politécnico do Porto e a Universidade Aberta de Portugal (UAb).

Fonte: MEC