Dia da Escola: MEC ressalta a importância da educação no Brasil
Educação Básica
15 de março de 2021

A escola é uma das mais importantes instituições para a formação educacional da população. É nesse espaço totalmente democrático que a pessoa aprende os conceitos essenciais para viver em sociedade, tornando-se um cidadão em sua plenitude. Por isso, o Ministério da Educação ressalta a importância deste 15 de março, que é comemorado o Dia da Escola, pois é ali, na escola, que a vida social começa, depois da família e antes de ganhar o mundo.

De acordo com dados do Censo da Educação Básica de 2020, elaborado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), existem no Brasil 179.533 escolas de educação básica e 2.189.005 docentes que nela trabalham. Ao todo, foram identificadas 70,9 mil creches em funcionamento no país.

O Censo de 2020 registrou 8.829.795 alunos na educação infantil; 26.718.830 no ensino fundamental; 7.550.753 matriculados no ensino médio; e 1.936.094 no médio técnico. O número de matrículas na educação especial chegou a 1,3 milhão.

A rede municipal tem o maior número de estudantes e detém 48,4% das matrículas na educação básica. A rede estadual concentra 95,9% dos alunos da rede pública e é a segunda maior. A rede privada obtém 18,6% e a federal tem uma participação inferior a 1% do total de alunos.

O MEC conta com a Secretaria de Alfabetização (Sealf), que é responsável por planejar, orientar e coordenar a implementação de políticas para a alfabetização de crianças, jovens e adultos; a Secretaria de Educação Básica (Seb) atua na formulação de políticas para a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio; e com a Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação (Semesp).

Acesse as Secretarias e conheça os programas e ações:

 Assessoria de Comunicação Social do MEC

Fonte: Ministério da Educação