Dia Mundial da Educação traz à tona a necessidade de constante acompanhamento por parte dos países
Notícias
janeiro 24, 2022

A educação é um direito humano, um bem público e uma responsabilidade pública. Criado para promover a integração e lembrar os compromissos que o tema exige, o mundo comemora hoje o dia da Educação.

Dia Mundial da Educação foi instituído há 19 anos por líderes de 164 países, e destaca o compromisso dessas nações com o desenvolvimento da educação até 2030. Celebrada há 19 anos, a data foi instituída na cidade de Dakar, no Senegal, durante o Fórum Mundial de Educação.

A data estimula a promoção da igualdade entre aqueles que buscam por meio da educação, o desenvolvimento, o saber, melhores oportunidades de trabalho e acima de tudo, a dignidade da não exclusão. Também pretende conscientizar a população sobre a importância da educação, seja escolar, social ou familiar, para a construção de valores essenciais na vida em sociedade e do convívio saudável com outros indivíduos.

A UNESCO promoverá um evento online em Nova York, hoje,  com tema recuperar e revitalizar a educação para a geração COVID-19” buscando uma reflexão sobre os impactos da pandemia na aprendizagem e a eficácia dos mecanismos de ensino à distância implementados durante o fechamento das escolas.

Não podemos esquecer que em nosso país durante dois anos nem todos os alunos tiveram acesso igualitário as aulas sejam por causa de sua condição social ou pelo acesso à tecnologia. O evento é gratuito e apresentará inovações que abrem caminho para sistemas educacionais mais resilientes e inclusivos.

 

Por Alexandre Lemos

 

#educação2030 #unesco #pandemia #dia mundial #onu #covid19