Validar diplomas entre Brasil e Portugal será facilitada, confira!
InternacionalizaçãoNotícias
abril 26, 2023

É o que diz a notícia publicada ontem 25 (terça-feira) no site do Ministério da Educação, após o acordo firmado entre Brasil e Portugal, desburocratizará o processo de reconhecimento dos estudos brasileiros que residem em Portugal.

Segundo o MEC, essa concessão de equivalência de estudos no Brasil, no ensino fundamental e médio, e em Portugal, no ensino básico e secundário, ficará mais fácil. Logo após o acordo firmado entre os dois países, durante a passagem da comitiva do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, pela Península Ibérica.

Além disso, o Ministro da Educação, Camilo Santana, também cumpriu agenda em Portugal. O presidente, os ministros e suas comitivas deixaram Portugal rumo à Espanha, onde irão cumprir uma agenda de compromissos oficiais diplomáticas do Estado Brasileiro. 

Por isso, o acordo assinado pelo Ministério da Educação (MEC) estipula que brasileiros tenham aproveitamento escolar em estabelecimentos portugueses, e vice-versa. A proposta em o ponto principal de estabelecer  laços de amizade e cooperação entre os dois países. 

Por fim, também deram enfoque para os temas:

Educação Superior: o Ministro da Educação, Camilo Santana, informou que o governo Brasileiro pretende retomar um acordo para a formação de docentes em Portugal.

Integração: o Ministro da Educação e sua equipe, participaram do Fórum de Integração Brasil Europa (Fibe) no domingo (23) de abril. 

Prêmio Camões: o Ministro da Educação, Camilo Santana, acompanhou a solenidade da entrega do Prêmio Camões a Chico Buarque na segunda (24). Trata-se do mais importante prêmio da literatura de língua portuguesa.

Fórum Empresarial: também no dia 24, o Ministro da Educação  participou do Fórum Empresarial Portugal – Brasil: Parcerias para Inovação e da cerimônia de entrega do Prêmio Camões a Chico Buarque de Holanda.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC