Disponível edição 119 da revista Em Aberto
Notícias
Gabrielle Boeze 18 de fevereiro de 2025

Está disponível, no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e na plataforma Open Journal System (OJS), a edição 119 da revista Em Aberto.

Essa edição, intitulada “Accountability educacional e mecanismos de responsabilização em estados brasileiros”, reúne estudos sobre políticas de avaliação educacional e o consequente uso de avaliações externas em larga escala, as quais se apresentam como medidas de regulação da educação pública e se vinculam às políticas de responsabilização e de resultados. Accountability educacional consiste em ações de política que envolvem a interação entre avaliação, prestação de contas e responsabilização.

Na seção Enfoque, as autoras Ana Lúcia Felix dos Santos, Andreia Ferreira da Silva e Eloísa Maia Vidal realizam uma revisão sistemática de literatura sobre os sistemas estaduais de avaliação brasileiros, identificando aspectos teóricos e análises empreendidas sobre tais sistemas e suas possíveis vinculações a mecanismos de accountability.

Por sua vez, a seção Pontos de Vista é composta por seis artigos, dos quais cinco pautam os cenários brasileiros em que as avaliações estaduais se materializam dentro do escopo temático desta edição e um traz elementos da realidade colombiana.

Já na seção Espaço Aberto, Andréia Ferreira da Silva entrevista a professora Sandra Zákia Lian Sousa, da Universidade de São Paulo, que faz apontamentos sobre sua inserção nessa área de pesquisa, debate sobre a produção do conhecimento e discute acerca de avaliação em larga escala e avaliação institucional, colaborando com elementos sobre responsabilização e qualidade da educação.

A seção Resenhas apresenta duas grandes contribuições. Na primeira, Anderson Gonçalves Costa comenta a obra “O conceito de accountability na ciência política brasileira: uma introdução”, de Pedro Nascimento; enquanto na segunda, Paulo Bruno José Ferreira de Brito analisa o livro “Avaliação externa de escolas: quadro teórico/conceptual”, organizado por José Augusto Pacheco, destacando que o modelo de avaliação português é bem diferente do brasileiro.

A publicação conta, ainda, com sugestões de artigos, livros e teses na seção Bibliografia Comentada.

Confira a edição 119 da revista em Aberto


Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Inep