Divulgada a nota de corte da 1ª etapa do Revalida 2023/2
Notícias
julho 6, 2023

O que é o Revalida?

Desde 2011, o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos, aplicado pelo Inep, tem como objetivo revalidar diplomas de medicina obtidos no exterior no Brasil. Composto por duas etapas (teórica e prática), o exame se baseia na Diretriz Curricular Nacional do Curso de Medicina, normativas associadas e legislação profissional.

O exame tem como objetivo avaliar as habilidades, competências e conhecimentos necessários para o exercício profissional em conformidade com os princípios e necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS). A revalidação do diploma é realizada pelas universidades públicas que aderem ao exame, embora seja aplicado pelo Inep.

Etapas do Exame

Na primeira etapa do Revalida 2023/2, é necessário que os participantes obtenham pelo menos 101,173 pontos de um total de 150. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou nesta quinta-feira, 6 de julho, a nota de corte do exame no Diário Oficial da União (DOU).

No dia 6 de agosto, o Inep realizará as provas em nove cidades brasileiras, incluindo Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Porto Velho (RO), Recife (PE), Rio Branco (AC), Salvador (BA) e São Paulo (SP).

Confira o cronograma da primeira etapa do Revalida 2023/2:

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Inep