Divulgada relação de projetos selecionados para Programas AmSud
Notícias
Gabrielle Boeze dezembro 26, 2023

A CAPES divulgou a lista de 13 projetos selecionados para os programas MATH-AmSud, STIC AmSud e CLIMAT-AmSud, que promovem parcerias entre países da América do Sul e a França. Os projetos, nas áreas de Matemática, Ciência e Tecnologia da Informação e da Comunicação, e Mudanças Climáticas, serão desenvolvidos por instituições de ensino de nove estados brasileiros em colaboração com pesquisadores de países sul-americanos e franceses.

Acesse no link abaixo a relação dos projetos selecionados:
MATH-AmSud
STIC AmSud
CLIMAT-AmSud

Sobre os Programas
MATH-AmSud é uma parceria entre a França, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai, e Venezuela para promover projetos conjuntos de pesquisa no campo da Matemática. As propostas aprovadas têm duração de dois anos e envolvem pesquisadores de pelo menos dois países sul-americanos e uma ou mais equipes de pesquisadores franceses.

STIC-AmSud envolve os mesmos países, projetos e quantidades de equipes do MATH-AmSud. A distinção está apenas na área de conhecimento, considerando-se que também se trata de programa de cooperação regional em ciência e tecnologia para a criação de redes de investigação e domínio das Tecnologias de Informação e Comunicação.

Já o CLIMAT-AmSud é uma parceria entre a França, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Paraguai, Peru e Uruguai para promover projetos conjuntos de pesquisa no campo das mudanças climáticas. Sua execução ocorre nos mesmos moldes dos outros dois Programas.

A CAPES investirá R$ 2,2 milhões em cada programa ao longo de dois anos, com o objetivo de fomentar a colaboração e intercâmbio de pesquisadores, apoiar projetos conjuntos de pesquisa e estimular a participação de jovens cientistas. A Venezuela integra o MATH-AmSud e o STIC AmSud. O prazo para indicação das bolsas inicia em março de 2024.

Fonte: Brasília – Redação CGCOM/CAPES)