Divulgado o edital para seleção de certificadores do Enem 2023
Notícias
junho 28, 2023

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou o Edital nº 43 no Diário Oficial da União (DOU) em 26 de junho. Esse edital fornece diretrizes para os interessados em integrar a Rede Nacional de Certificadores (RNC). Os selecionados desempenharão atividades de certificação dos procedimentos de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023. As inscrições no Sistema RNC ocorrerão de 3 a 24 de julho.

Servidores públicos do Poder Executivo federal e docentes das redes públicas de ensino estaduais e municipais, que estejam efetivamente exercendo a docência em 2023, podem se candidatar. É necessário possuir, no mínimo, ensino médio completo. Além disso, não é permitido que candidatos tenham cônjuge, companheiro ou parentes de até terceiro grau inscritos no exame. Durante a inscrição, os interessados podem selecionar até três cidades ou sub-regiões para atuação.

A relação dos inscritos convocados para realizar o curso de capacitação e as etapas subsequentes do processo seletivo estará disponível no Sistema RNC. Os candidatos com inscrição confirmada terão a oportunidade de participar de um curso de capacitação oferecido pelo Inep na modalidade a distância, através de uma plataforma virtual. A disponibilidade de vagas determinará a participação no curso.

Os colaboradores da rede terão a responsabilidade de certificar, no local, os procedimentos corretos de aplicação nos dias de prova do Enem 2023. Além disso, entre suas atribuições, os convocados deverão registrar as informações da aplicação em um sistema eletrônico e comunicar ao Instituto possíveis ocorrências identificadas.

Acesse o edital clicando aqui.

Acesse o Sistema RNC.

Fonte: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)