Divulgados resultados do Enade 2022
ENADE
outubro 31, 2023

Os resultados do Enade 2022 foram divulgados em coletiva de imprensa pelo MEC e pelo Inep, com a presença do Ministro da Educação, presidente do Inep e presidente do CNE. O exame avaliou cursos do Ano III do ciclo avaliativo, abrangendo áreas como administração, direito, jornalismo e outras.

Foram avaliados cursos superiores de tecnologia em áreas como comércio exterior, design de interiores, design gráfico, gastronomia, gestão pública, recursos humanos, logística, marketing, e outros.

Além dos resultados nas provas, o Enade utiliza o Questionário do Estudante para obter informações sobre o perfil socioeconômico dos participantes. Essas informações contextualizam os resultados da prova e podem ser úteis na formulação de políticas públicas e no aprimoramento das instituições e dos cursos. O Inep orienta as instituições a aproveitarem esses dados para melhorar seus processos educacionais.

Perfil do estudante – De acordo com o Questionário do Estudante, predominam entre os estudantes: mulheres (59,6), brancas (52,9%), solteiras (67,9%), pais sem graduação (67,2%), pessoas com renda familiar entre 1,5 e 4,5 salários mínimos (69%) e indivíduos que trabalham 40h semanais ou mais (51,4%).

Na educação presencial, a maioria dos graduandos tem menos de 24 anos, mas no ensino a distância (EaD), a faixa etária predominante situa-se entre os 31 e 40 anos.

Resultados –  Ao considerar uma média esperada de cerca de 60 pontos, observa-se que nos cursos de bacharelado, comunicação social – jornalismo (56,89), secretariado executivo (57,82) e turismo (54,03) apresentam médias nacionais próximas às expectativas. Por outro lado, nos cursos tecnológicos, o destaque vai para tecnologia em design de moda (60,04), que obteve a média mais alta.

Concluintes – A taxa de conclusão dos cursos avaliados pelo Enade 2022 entre 2017 e 2022 varia entre 11% e 16% (mais alta apenas no curso de teologia, que é 25,8%) nos bacharelados; e entre 23% e 30% nos cursos tecnológicos. Importante considerar que a duração dos tecnológicos é menor (entre dois e três anos) que no caso dos bacharelados.

Conceito Enade – Durante a coletiva, foi divulgado o resultado do Conceito Enade, que subsidia políticas públicas, processos de supervisão e regulação da educação superior. Educação a distância corresponde a 48,7% das matrículas dos cursos do Enade 2022 e 40% dos concluintes que fizeram as provas do Enade 2022. Em algumas áreas de avaliação, como ciências econômicas e relações internacionais, há grande concentração nos cursos EaD com conceitos 2 e 3.

Enade – O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, componente curricular obrigatório dos cursos de graduação, é constituído por um Questionário do Estudante e uma prova para avaliação de desempenho dos estudantes, composta por itens de formação geral, comuns aos cursos de todas as áreas, e de componente específico.

Álbum de fotos | Em breve
Vídeo da transmissão

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações do Inep