Nos últimos anos, houve um notável aumento nas inscrições em cursos de graduação a distância (EaD), ultrapassando 3 milhões em 2022, de acordo com o Censo da Educação Superior. A pesquisa destaca a reversão da queda no número de ingressantes em cursos presenciais em 2022. A modalidade EaD teve um crescimento significativo, alcançando 3.219 municípios, representando um aumento de 87% desde 2014.
Além disso, o presidente do Inep enfatiza a importância dos dados do censo na formulação de políticas públicas no ensino superior, abrangendo a transição do ensino médio para o ensino superior, o perfil das instituições de ensino, o acesso à educação, a eficácia do sistema e questões de equidade.
A pesquisa também destaca o crescimento da rede privada de ensino superior, especialmente em cursos de Licenciatura, com a rede pública retornando ao patamar pré-pandemia. Além disso, ressalta os desafios na ocupação de vagas na rede federal e a relevância do Censo da Educação Superior na orientação de políticas públicas e avaliação de qualidade, com o Inep desempenhando um papel fundamental na coleta e análise de estatísticas.
Acesse os resultados do Censo da Educação Superior 2022
Confira a apresentação sobre os resultados
Assista à coletiva de imprensa