Ebserh/MEC disponibiliza acesso à rede wi-fi mundial para colaboradores das unidades vinculadas
Notícias
outubro 15, 2021

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), em parceria com a Rede Nacional de Pesquisa (RNP), passou a permitir que profissionais que atuam nas unidades vinculadas à estatal passem a ter acesso à internet sem fio de forma segura em centenas de instituições de ensino e pesquisa. São instituições parceiras com mais de 2.800 pontos de acesso no Brasil e presentes em mais de 90 países. A iniciativa, denominada Eduroam, é um serviço desenvolvido para a comunicação internacional em educação e pesquisa. Confira todos os pontos de acesso da rede Eduroam no mundo.

Após efetuar o cadastro na base do serviço, seguido da configuração do computador do usuário para conexão com a rede, é possível acessar a web em qualquer dos provedores de serviço. Deste modo, um profissional da Rede Ebserh poderá utilizar sua própria identificação e senha de acesso da instituição de origem (seja hospital ou administração central da Ebserh) para se conectar à rede sem fio.

“O meio acadêmico, de pesquisas e da educação estão cada vez mais globais, através das colaborações de equipes distribuídas por todas as partes, interagindo em todas as áreas acadêmicas. E, por isso, ressalto a importância da Rede Ebserh, que alia ensino, pesquisa e assistência, estar inserida nessa iniciativa”, destacou a diretora de Tecnologia de Informação da estatal, Simone Scholze.

Além da segurança, a Eduroam tem como benefícios a mobilidade, facilidade de uso e sua integração à Comunidade Acadêmica Federada (CAFe), uma federação de identidade, que reúne instituições de ensino e pesquisa brasileiras gerenciada pela RNP. “Na Rede Ebserh, atualmente contamos com o serviço disponível no Administração Central e em 22 hospitais universitários. Estamos trabalhando para implantar até o final de 2021 em todas as unidades hospitalares da Rede”, afirmou a diretora.

Para utilizar a rede Eduroam, basta utilizar o login de acesso da Ebserh e em caso de dúvidas as equipes de TI poderão auxiliar na configuração do acesso salienta Gustavo Tibau, chefe de serviço de Infraestrutura e Segurança de Tecnologia da Informação.

Sobre a Rede Ebserh

Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas.

Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos das regiões quem que os hospitais estão inseridos.

FONTE: Assessoria de Comunicação Social do MEC com informações da Rede Ebserh