Em aberto: Edição 110 tem como tema “Linguagens artísticas e expressivas das crianças pequenas”.
Notícias
17 de maio de 2021

A primeira edição de 2021 da revista Em Aberto está disponível na plataforma OJS (Open Journal System) e também pode ser acessada pelo portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Com o título “Linguagens artísticas e expressivas das crianças pequenas”, a edição 110 da publicação busca dialogar acerca das múltiplas linguagens das crianças, como forma de elas construírem suas próprias narrativas e serem valorizadas e compreendidas em suas expressões. O tema é abordado nas cinco seções da revista – Enfoque, Pontos de Vista, Espaço Aberto, Resenhas e Bibliografia Comentada – e provoca a reflexão sobre a linguagem infantil, exercida por meio de práticas corporais, simbólicas, musicais, teatrais, plásticas, entre outras interlocuções.

A seção Enfoque apresenta artigo a respeito das linguagens infantis na relação com a arte e destaca as capacidades expressivas em conexão com a cultura como elemento potencializador de criações e vínculos estabelecidos com as crianças.

Já a seção Pontos de Vista apresenta nove artigos de pesquisadores nacionais e internacionais renomados no campo dos estudos da infância e educação infantil. Eles vêm dedicando estudos e pesquisas para que as crianças possam, no tempo presente, viver a infância em sua pluralidade e diversidade.

A revista apresenta, na seção Espaço Aberto, uma entrevista com a pesquisadora Suely Amaral Mello, que expõe as linguagens expressivas como formas específicas de a criança se relacionar com o mundo. A seção também exibe algumas imagens de Debret sobre a cultura da infância negra — e como as crianças escravizadas se tornavam brinquedos de crianças ou de adultos brancos.

Em Aberto – Criada em 1981, a revista Em Aberto é uma publicação monotemática e quadrimestral do Inep, que tem por objetivo estimular e promover a discussão de questões atuais e relevantes da educação brasileira, trazendo opiniões divergentes ou confrontos de pontos de vista. Cada número temático é de responsabilidade de um organizador e deve conter diversidade de textos, incluindo artigos com dados de pesquisa, outros referentes às questões teóricas suscitadas pelo tema e, ainda, artigos de revisão de literatura. O recebimento dos textos ocorre após a proposta de organização de número temático ser aprovada pelo Comitê Editorial. Propostas podem ser encaminhadas para o e-mail dired.emaberto@inep.gov.br.

Plataforma OJS – A revista Em Aberto fica hospedada na plataforma OJS, um sistema eletrônico de editoração de revista, em que são armazenados publicações e periódicos científicos. As edições da publicação podem ser acessadas diretamente da plataforma ou pelo portal do Inep, que tem link para o sistema.

Fonte: INEP