Enade das Licenciaturas: entenda aplicação teórica e prática
Notícias
Gabrielle Boeze 29 de julho de 2025

Avaliar, de forma integrada, os conhecimentos, as competências e as habilidades adquiridas pelos estudantes ao longo da graduação, tanto na dimensão teórica quanto na prática pedagógica: essa é a proposta do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) das Licenciaturas, aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

A avaliação é realizada em duas etapas: a teórica, por meio da Prova Nacional Docente (PND), e a prática, durante o estágio supervisionado ou a regência de classe nas escolas de educação básica.

Aplicação teórica – A avaliação teórica, aplicada pela PND, tem como objetivo aferir o desempenho do participante em relação aos conteúdos programáticos das diretrizes curriculares nacionais de cada área avaliada. Também verifica as habilidades para se ajustar às exigências decorrentes da evolução do conhecimento. Além disso, analisa as competências para compreender temas fora do campo específico da profissão, relacionados à realidade brasileira e a outras áreas do conhecimento.

A aplicação terá duração total de cinco horas e trinta minutos. A parte de formação geral contará com 30 questões de múltipla escolha e uma discursiva, elaboradas a partir de temas relacionados à formação de professores. Já a parte de componente específico terá 50 questões objetivas.

A questão discursiva avaliará não apenas os conhecimentos relacionados à formação de professores, mas também aspectos como clareza, coerência, coesão textual, argumentação, vocabulário e correção gramatical, conforme critérios estabelecidos na matriz de referência.

Aplicação da Prática – Já a avaliação prática tem como objetivo diagnosticar os conhecimentos, as competências e habilidades práticas desenvolvidas pelos estudantes ao longo da graduação. Além disso, busca reunir informações relevantes sobre as características, condições e experiências relacionadas às atividades realizadas no estágio supervisionado.

Essa avaliação é aplicada durante os estágios obrigatórios realizados em escolas da educação básica — públicas ou privadas — e se concentra especialmente no momento em que o licenciando assume a regência de classe. Com isso, pretende-se observar de forma concreta como o futuro professor coloca em prática os saberes adquiridos no curso.

A avaliação prática é composta por três instrumentos complementares: Questionário de Avaliação da Prática (AP) do Estudante, Questionário de Avaliação da Prática (AP) do Orientador de Estágio e Questionário de Avaliação da Prática (AP) do Supervisor de Estágio.

Todos os estudantes de cursos de licenciatura avaliados pelo Enade devem realizar a Avaliação da Prática uma única vez durante a graduação, quando forem considerados habilitados, conforme os critérios definidos no edital do exame. A realização dessa etapa é indispensável para a obtenção da regularidade junto ao exame.

Avaliação teórica (PND)

Avaliação da Prática

Acesse o Sistema PND
Saiba mais sobre a PND
Confira o edital da PND
Confira o edital da avaliação prática do Enade das Licenciaturas


Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Inep