O último dia do Encontro Nacional de Gestores de Comunicação das Instituições Federais de Ensino, organizado pelo Ministério da Educação (MEC), contou com a conferência “Comunicação pública como pilar estratégico das instituições em tempos de desinformação”, além do lançamento do livro “Comunicação pública nas instituições federais de ensino superior”.
O evento foi encerrado na quinta-feira, 5 de dezembro. Houve sessões de debate promovidas pelas universidades federais, com a participação da Secretaria de Educação Superior (Sesu), e reuniões da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) com os gestores das instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.
Na conferência, Jorge Duarte, servidor da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e presidente da Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPública), abordou os desafios de atuar com comunicação em instituições públicas, bem como as boas práticas para um trabalho baseado em diagnóstico e planejamento, com foco na informação para o cidadão. “É importante começar definindo o objetivo de sua comunicação a partir da missão de cada instituição. Tendemos a não ser efetivos na comunicação porque não sabemos o que pensam, o que querem ou precisam nossos públicos”, destacou o professor.
Duarte ainda ressaltou quatro pilares para atuação da comunicação pública: transparência e eficiência; comunicação bidirecional, com canais de diálogo e mecanismos de participação comunitária; fortalecimento na confiança das políticas públicas; e foco em resultados concretos e cotidianos. “Comunicação é mais do que distribuir informação. Comunicação é meio, é diálogo, interação e troca”, afirmou.
O livro “Comunicação pública nas instituições federais de ensino superior” (Incipt-UFMG, 2024) foi organizado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), pela Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG) e pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Dois dos organizadores, Fábia Lima e Ivanei Salgado, apresentaram o contexto em que o livro foi produzido, no âmbito do Colégio de Gestores de Comunicação das Universidades Federais (Cogecom). Este assessora a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) na comunicação das instituições federais de ensino superior.
“Nosso compromisso com a universidade pública é que ela seja transformadora. É importante refletir como podemos nos articular para uma ação política importante em prol da sociedade”, afirmou Fábia Lima, da UFMG.
Durante três dias, o Encontro Nacional de Gestores de Comunicação das Instituições Federais de Ensino reuniu representantes das áreas de comunicação das instituições federais de ensino em torno de temas diversos da comunicação, com debates, reflexões e treinamentos sobre gestão de crise, tendências de redes sociais, diretrizes do Sistema de Comunicação de Governo do Poder Executivo Federal (Sicom) e comunicação pública.
Reuniões
Educação superior – Com gestores de comunicação das universidades federais, a programação específica da Secretaria de Educação Superior contou com duas sessões de debate. Na mesa “Comunicação das universidades federais: alcance, gargalos e potencialidades da atuação em rede”, participaram Gilberto Lobo, da Universidade Federal do Acre (Ufac); Kamila Fernandes, da Universidade Federal do Ceará (UFC); e Thaiane Oliveira, da Universidade Federal Fluminense (UFF).
Entre outros temas, os debatedores apresentaram um resumo do diagnóstico da comunicação das universidades federais, além de resultados do Grupo de Trabalho Pesquisa, da Cogecom/Andifes. Durante a mesa, também foi apresentado o projeto de criação da agência de notícias das universidades federais, a Agência Ifes, que deverá ser a maior da América Latina em divulgação científica, já que reunirá a produção de 69 instituições. A iniciativa tem previsão de lançamento para fevereiro de 2025.
Já na mesa “Desafios para uma comunicação que valorize o ensino superior público: ideias para fortalecer a conexão entre MEC e universidades”, participaram Estael Lima, da Universidade Federal de Jataí (UFJ); Fernanda Barbosa, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ); Flávia Durgante, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS); e Michele Dacas, da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila). Nessa mesa, foram debatidas, entre outras temáticas, oportunidades de campanhas institucionais, principalmente de valorização das universidades federais, além da necessidade de união de esforços para promoção da educação pública.
Rede Federal – O Comitê Técnico de Gestores de Comunicação da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Gescom) realizou a entrega do Plano de Ação 2024. Entre as iniciativas estratégicas, foram concluídos o banco de imagens da Rede Federal; diretrizes de comunicação; ações integradas; e banco de modelos de contratações.
A iniciativa objetiva fortalecer a comunicação entre as instituições a fim de contribuir para a oferta de educação pública de qualidade, destacando o papel estratégico da comunicação para alcançar milhares de jovens e adultos em todo o Brasil. Todas as entregas estão disponíveis no site oficial do Gescom.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Sesu e da Setec