Enem 2023: confira 4 erros para não cometer na hora da inscrição
Notícias
junho 12, 2023

Não basta apenas ficar atento durante a realização da prova. Ao se inscrever para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, até o dia 16 de junho, é crucial ler atentamente as instruções (afinal, ninguém quer selecionar a cidade errada e ter que viajar no dia do teste, não é mesmo?). A seguir, destacamos erros que devem ser evitados:

1. Não realizar a inscrição por estar isento da taxa

Anualmente, estudantes da rede pública e pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica (entre outros grupos) podem solicitar a isenção da taxa de inscrição do Enem. Para a edição de 2023, o Inep divulgou os resultados dessas solicitações em 8 de maio. Caso tenha sido contemplado com a isenção, você não precisará pagar os R$ 85 para participar do Enem, mas ainda assim deverá realizar a inscrição. A isenção não garante a sua participação!

2. Informar incorretamente o e-mail e o número de celular

É fundamental preencher corretamente os campos referentes ao telefone e e-mail, para receber todas as informações do Inep relacionadas ao exame. No edital, o órgão informa que não se responsabiliza pelo envio de mensagens a terceiros (quando, acidentalmente, você fornece o contato de outra pessoa).

3. Indicar o município de nascimento em vez da cidade onde realizará a prova

Durante o processo de inscrição, o Inep solicita que você indique em qual município deseja realizar o Enem. Esteja atento para não confundir com a sua cidade natal. Imagina se alguém nascido em Porto Alegre, mas residente em Fortaleza, cometer esse engano? Acabará tendo que viajar no dia da prova…

Se você cometeu esse erro, ainda é possível corrigir a informação na Página do Participante até o dia 16 de junho, às 23h59.

4. Não respeitar o prazo para efetuar o pagamento da taxa

Independentemente da forma de pagamento escolhida (PIX, boleto ou cartão de crédito), o prazo final é o dia 21 de junho. Conforme o edital, mesmo que seja feriado em algum município e as instituições bancárias estejam fechadas, não haverá prorrogação da data.

Cronograma do Enem 2023:

Fonte: G1