Enem 2023: solicitações de atendimento especial e tratamento por nome social são divulgados
Notícias
julho 4, 2023

O resultado das solicitações de atendimento especializado e tratamento por nome social no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 já foi divulgado. Os participantes que tiveram seus pedidos negados têm a oportunidade de solicitar recurso até as 23h59 (horário de Brasília) da próxima sexta-feira, 7 de julho, por meio da Página do Participante.

Será necessário enviar um novo documento que comprove a condição que motivou a solicitação de atendimento. O mesmo prazo é aplicável aos participantes cujos pedidos de tratamento por nome social foram recusados. Os resultados dos recursos serão divulgados no dia 11 deste mês.

No processo de recurso, os participantes devem enviar nova documentação, incluindo nome completo, descrição do diagnóstico e código da Classificação Internacional de Doenças (CID 10). É essencial que o documento seja assinado e identificado pelo profissional responsável, com registro válido no Conselho Regional de Medicina (CRM), Ministério da Saúde (RMS) ou órgão competente.

Caso o pedido de tratamento por nome social tenha sido reprovado, os participantes também podem solicitar recurso e enviar novos documentos para análise. Serão necessárias uma foto atual, nítida, individual, colorida, com fundo branco, e uma cópia digitalizada, frente e verso, de um documento de identificação oficial com foto válido.

O Exame Nacional do Ensino Médio

O Enem de 2023 marca o 25º aniversário desde a sua primeira aplicação em 1998. O exame será realizado nos dias 5 e 12 de novembro, em todas as 27 unidades federativas do Brasil.

O Enem é amplamente utilizado por instituições de ensino públicas e privadas como critério único ou complementar nos processos seletivos. Além disso, os resultados do Enem são considerados em programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e o Programa Universidade para Todos (Prouni).

Os resultados individuais do Enem também são válidos para processos seletivos de instituições de ensino em Portugal que possuem convênio com o Inep, facilitando o acesso às notas para estudantes brasileiros interessados em cursar o ensino superior em Portugal.

Fonte: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)