Estudo aponta que jogos de tabuleiro tem impacto positivo no desempenho matemático de crianças
Notícias
julho 7, 2023

A pesquisa, publicada na revista “Early Years” aponta que ao longo de 23 anos, foi concluído que jogos de tabuleiro baseados em números, como Monopólio e Reversi (também conhecido como Othello), desempenham um papel fundamental no aprimoramento das habilidades matemáticas das crianças.

Benefícios da pesquisa

Os jogos de tabuleiro já eram conhecidos por promover o aprendizado e o desenvolvimento, incluindo a leitura e a alfabetização. No entanto, o estudo destacou que os jogos baseados em números também podem ajudar as crianças a melhorar sua capacidade de fazer cálculos, como adições, e reconhecer se um número é maior do que outro. Os pesquisadores enfatizaram que os benefícios para a aprendizagem são mais significativos quando as crianças têm a oportunidade de jogar esses jogos algumas vezes por semana sob a supervisão de um professor ou adulto treinado.

Resultados da pesquisa

Os resultados da pesquisa mostraram um ganho significativo nas habilidades matemáticas em mais de 52% das tarefas analisadas. Além disso, aproximadamente um terço das crianças (32%) apresentaram um desempenho melhor após participar de sessões de jogos.

Para ler a pesquisa completa, acesse o link da matéria disponibilizado aqui.

Fonte: G1