O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é uma avaliação submetida aos estudantes de cursos do ensino superior, aplicada com o intuito de avaliar o rendimento desses concluintes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, bem como o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.
O Enade é aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) desde 2004. O Exame, que foi instituído pela Portaria MEC nº 1606, de 1º de junho de 2004, integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), que também é composto pela Avaliação de Cursos de Graduação e pela Avaliação Institucional. As três avaliações, juntas, formam o tripé avaliativo que permite conhecer a qualidade dos cursos e das instituições de educação superior do Brasil.
O Exame é um componente curricular obrigatório e, por isso, é inscrito no histórico escolar do estudante apresentando apenas a situação regular com relação a essa obrigação.
O MEC define, anualmente, as áreas propostas pela Comissão de Avaliação da Educação Superior (Conaes) e a periodicidade máxima de aplicação do Enade em cada área é trienal. Além disso, o processo de aplicação do Enade é dividido em quatro etapas:
Fonte: MEC